LAMINADOS A FRIO
LAMINADOS A FRIO
As qualidades de Laminados a Frio têm características específicas baseadas na performance e/ou na melhor viabilidade económica e industrial. É um tipo de aço com garantia de resistência à tração, máximo rendimento e mínima tendência para alongamento e fratura. O pouco teor de carbono torna-o excelente para a soldadura e, devido à uniformização das suas propriedades químicas e mecânicas garantem um processo de estampagem consistente.
SUBCATEGORIAS
Os aços estruturais são, maioritariamente, usados para a construção industrial e para o campo das engenharias mecânicas. São aços ricos em carbono e manganês que lhes confere resistência à tração e são muito utilizados para aplicações, onde a força é mais importante que a flexibilidade.
Qualidades: DC01; DC02; DC03
Aplicações:
- Construção Industrial.
Os aços para embutição são utilizados para diversos processos de conformação a frio, nomeadamente, quando as características de deformação e ductilidade dos materiais são mais importantes que as de resistência.
Qualidades: DC04; DC05; DC06; EK4
Aplicações:
- Indústria Automóvel;
- Processos de embutição profunda;
- Fabricação de tubos e perfis.
Um processo especial de endurecimento dá a estes materiais uma elevada resistência otimizando as propriedades funcionais, como a soldabilidade e o revestimento. As propriedades mecânicas permitem a utilização para peças leves para reforço e aplicações estruturais que não necessitam de estampagem profunda.
Qualidades: HC 220; HC 260; HC 300; HC 340; HC 380; HC 420 (HCT 600X; HCT 880X)
Aplicações:
- Indústria Automóvel.